sexta-feira, 13 de maio de 2011



“Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”


Os homens realmente esquecem de tanta coisa hoje em dia. É tão mais fácil não ser, não pertencer, não se dar, não se comprometer, não falar. Quantas vezes nos deparamos pelas ruas com pessoas que conhecemos e trocamos cumprimentos tão vazios de significado! O quanto realmente as pessoas se interessam pelo que o ‘outro’ pensa e sente? Quando perguntamos ‘Como vai você?’ estamos mesmo preparados para a verdade que esta pergunta pode trazer à tona? Será que temos tempo no nosso cotidiano apressado para ouvir o que se passa pela mente das pessoas ao ouvir tal pergunta? Acredito que o cérebro nem se dá mais ao trabalho de processar o real significado dessa pergunta tão simples. Automaticamente respondemos ‘Tudo bem! E você?’ Ás vezes me deparo com um cenário interessante, perguntamos duas vezes a mesma coisa por falta de um diálogo real:

- Tudo bem?
-Tudo.
- Como está você? Tudo bem?
- Tudo bem.


Não será isso na verdade um apelo inconsciente para ser ouvido?


E assim seguimos a nossa vida cheia de atividades e vazia de significado.


‘Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos’? Que doce ilusão! Todos os dias eu acordo e vivo as conseqüências do que eu fui no dia anterior. O ontem está aqui, o hoje estará em mim amanhã. Talvez amanhã deixemos sim é de tanto morrer.


Não acredito em relações humanas sem sentimentos, sem compromissos, sem responsabilidades. Não consigo suportar a leveza de não pertencer, de não ser, de não criar laços, de apenas viver momentos breves em que metade de mim é esquecida. Sou um todo, e parte para mim não é suficiente. Mas, como disse o Pequeno Príncipe: “As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Pra uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário