sábado, 18 de dezembro de 2010

Quando a Liberdade chegar

The_Hanged_Man_by_Lyekka 

Vivemos em grandes prisões: uma sentença óbvia. Escola, família, o amigo sentado ao lado, o amante pretensamente despreocupado; tudo nos aprisiona de alguma forma. No fundo, todos nós sabemos que somos talentosos fingidores de liberdade, é quase uma condição existencial humana, está imbricado em nossa natureza social.

Hoje me perguntei o que aconteceria se a Liberdade retornasse a nós. Mendiga, descabelada, suja com olhos atormentados, menina desprotegida que nunca teve pais ou irmãos. Será que ela se agarraria a mim e me suplicaria cuidados? Ou jogaria em minha cara o seu abandono? Ou seria eu a vítima a lhe acusar solidão e querer lhe atribuir um castigo?

Punição, sou deus a atormentar a pequena Liberdade pelo seu atraso. Anos de luta, uma vida dedicada a ela sem receios, somente ansiando o primeiro encontro. No fim, no meu ponto final experimentado e realizado, quando nos encontrarmos, serei um ser frustrado a lhe dedicar xingamentos e ofensas? Ou estenderei meus braços e a envolverei no mais terno abraço?

Um comentário: